Agência Panafricana de Notícias

Cotonou acolhe simpósio internacional sobre minas e hidrocarbonetos

Cotonou- Benin (PANA) -- A capital económica beninense, Cotonou, vai acolher, a partir de terça-feira, um simpósio internacional visando estimular o desenvolvimento do sector das minas e hidrocarbonetos, soube a PANA segunda-feira de fontes oficiais.
Organizado pelo Ministério beninense das Pesquisas Petrolíferas e Mineiras, o simpósio vai, durante três dias, reunir os delegados de 13 países, nomeadamente africanos, que vão trocar as suas experiências em matéria de pesquisa petrolífera e mineira.
Vai igualmente permitir atrair investimentos e parceiros técnicos e financeiros na área das minas e do petróleo e promover a cooperação sub-regional e internacional nas actividades de pesquisa.
Angola (segundo produtor africano de petróleo ao sul do Sara depois da Nigéria), Guiné-Equatorial, Congo, Níger, Gabão e diversas comapnhias de pesquisa incluindo russas (actualmente detentoras do recorde mundial em matéria de reserva petrolífera estimada em 24 biliões de barris) são esperados neste simpósio.
A companhia petrolífera brasileira Petrobras, a sul-africana South African Petroleum (Sapetro), bem como a beninense Anadarco e a francesa Total vão também participar neste simpósio.
O Benin dispõe actualmente de 17 blocos petrolíferos offshore, dois blocos onshore e muitas outras bacias sedimentares ainda não loteadas.
Na área das minas, o país possui um grande número de perímetros.