Agência Panafricana de Notícias

Cotonou acolhe mesa redonda sobre governação económica na África Ocidental

Cotonou, Benin (PANA) – Uma mesa redonda de peritos sobre a governação económica da segurança alimentar na África Ocidental iniciou-se quinta-feira em Cotonou, capital económica beninense, soube-se de fontes oficiais na metropole beninense.

Promovida pela Fundação alemã Friedrich Ebert, em colaboração com a Organização não Governamental (ONG) OXFAM e a Plataforma das Organizações da Sociedade Civil da África Ocidental, a mesa redonda visa acompanhar as autoridades políticas da região na utilização eficiente e otimizada dos instrumentos de política económica na prevenção e na gestão das crises alimentares na África Ocidental, refere a mesma fonte.

Cerca de 30 peritos da África Ocidental, da CEDEAO, da UEMOA, da FAO e da sociedade civil vão participar no encontro de dois dias no termo do qual os participantes vão produzir uma nota em que poderão inspirar-se todos os atores comprometidos ao diálogo político para uma melhor prevenção e gestão das crises alimentares na região.

Tal como outras região do mundo, a África Ocidental sofreu, sem grandes capacidades de resposta, diversas formas de crises alimentares, designadamente temporárias, persistentes, crónicas, cíclicas ou repetitivas.

As mais recentes são as de 2007 a 2010 e a atual crise de défice de colheita cerealífera no Sahel.

-0- PANA IT/JSG/CJB/IZ 21junho2012