Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire regista aumento de preço de gasolina súper

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O preço da gasolina súper aumentou 60 francos CFA (mais de  0.10 dólar americano) na Côte d'Ivoire, anunciou, quinta-feira à noite, o Ministério ivoiriense da Energia e Minas.

Num comunicado, o Ministério frisou que o preço do gasóleo permanece inalterado graças a uma subvenção adicional do Estado na ordem de 64.000.000.000 francos CFA (cerca de 3.000.000 de dólares americanos) para o mês de abril. 

De acordo com o mesmo documento, o preço do súper combustível subirá 635 francos CFA para 695 Francos CFA (um dólar=sensivelmente 500 francos CFA) por litro a partir de 1 de abril corrente.

O Governo ivoiriense justifica esta mudança de preço pelo recuperação económica mundial após a crise sanitária da covid-19, que levou a um aumento dos preços dos produtos petrolíferos a nível internacional, segundo a mesma fonte.

"O nosso país, como todos os países do mundo, não foi poupado", lembrou o comunicado, precisando que o Governo tomou medidas para reduzir o impacto da crise nas populações e preservar o poder de compra dos Ivoirienses, particularmente ao decidir suspender a aplicação da fórmula automática de fixação dos preços dos produtos petrolíferos.

O fenómeno traduz-se por uma subvenção do preço dos produtos petrolíferos na ordem de 55.000.000.000 de francos CFA, de janeiro a março de 2022.

Todavia, prossegue o comunicado, os preços dos produtos petrolíferos continuam a sua tendência altista devido à crise entre a Rússia e a Ucrânia, o que levou a um aumento significativo nos preços das bombas de súper e gasóleo em todo o mundo e, em particular, em África.

Tendo em conta esta situação, e para assegurar um abastecimento adequado no nosso país de produtos petrolíferos, preservando as camadas mais vulneráveis, o Governo decidiu aumentar o preço do súper.

O Ministério disse que isto corresponde a uma subvenção adicional do Estado com 64.000.000.000 francos CFA para o mês de abril de 2022.

No total, o Estado terá feito um esforço de cerca de 120.000.000.000 francos CFA de janeiro para abril de 2022, a fim de preservar o poder de compra das famílias que vivem na Côte d'Ivoire, precisa o ministro do Petróleo e das minas, Thomas Camara.

-0- PANA NTDD/JSG/DIM/DD 1abril2022