Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire encerra fronteiras terrestres com Guiné-Conakry e Serra Leoa

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Governo ivoiriense decidiu no fim de semana encerrar as suas fronteiras terrestres com a Guiné-Conakri e com a Libéria, no quadro de medidas preventivas para conter a propagação da doença do vírus de Ébola que fez um milhar de mortos nestes dois países.

Um comunicado do primeiro-ministro ivoiriense, Daniel Kablan Duncan, explica que, por razões do aparecimento do surto de novos focos e da reativação de antigos focos nos dois países limítrofes afetados pela febre hemorrágica de Ébola, o Governo decidiu o encerramento das fronteiras terrestres, a partir de sexta-feira.

O comunicado precisa que esta « decisão excecional se inscreve no estrito quadro das medidas preventivas destinadas a proteger todas as populações que vivem no território ivoiriense ».

Quinta-feira passada, o chefe do Governo ivoiriense exortou o ministro da Saúde do Burkina Faso, Lené Sebgo, em visita em Abidjan, e o seu homólogo ivoiriense, Raymonde Goudou-Coffie, a trocar informações sobre as boas práticas para uma luta eficaz contra a doença do vírus de Ébola.

A 11 de agosto último, o Governo ivoiriense adotou medidas visando reforçar o controlo sanitário e de screening nas suas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas e igualmente a suspensão dos voos da companhia aérea « Air Côte d'Ivoire » proveniente e com destino aos países afetados e a interdição até nova ordem, a todas as companhias aéreas de transportar passageiros provenientes destes países precitados.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 25ago2014