Agência Panafricana de Notícias

Côte d'ivoire defende mais responsabilidade e transparência de fluxos de capitais internacionais

Marraquexe, Marrocos (PANA) – O Presidente da Côte d’Ivoire, Alassane Dramane Ouattara, defendeu ha dias em Marraquexe (sul de Rabat) mais responsabilidade e transparência nos fluxos de capitais internacionais.

Ouattarra lançou este apelo no quadro do IX Fórum para o Desenvolvimento de África (ADF-IX) iniciado segunda-feira última em Marraquexe, capital turística de Marrocos.

Intervindo no quadro desta reunião sob o lema « Modos de Financiamento Inovadores para a Transformação de África », o chefe de Estado ivoiriense indicou ser necessário ter-se mais responsabilidade e transparência nos fluxos de capitais internacionais.

« Estou muito feliz por participar neste Fórum. África está em via de se tornar no próximo continente emergente no mundo. No entanto, estou preocupado com algumas questões. Um demasiado número de transações se realizam fora do sistema fiscal. Uma resposta deve ser dada a estas questões », alertou.

Iniciado , segunda-feira à noite em Marraquexe, o ADF que se realiza pela primeira fora da sede da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) em Addis Abeba (Etiópia), visa reforçar a capacidade do continente para buscar mecanismos de financiamento inovadores como alternativa real para suportar o desenvolvimento que transformará África.

O objetivo deste conluio que terminou quinta-feira última, é estabelecer laços entre a mobilização de recursos e a redução de barreiras comerciais, económicas, institucionais e políticas, e avançar para as metas de desenvolvimento pós-2015.

O oitavo fórum realizou-se em outubro de 2012 em Addis Abeba (Etiópia) sob o lema « Gestão e Mobilização dos Recursos Naturais ao Serviço do Desenvolvimento de África”.

-0- PANA IT/IS/FK/DD 17out2014