Côte d'ivoire acolhe uma dúzia de chefes de Estado e de governo COP15
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Côte d'ivoire acolhe a 15.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Luta contra a Desertificação e Seca (COP15), de 9 a 20 de maio corrente, anunciou o Governo ivoiriense num comunicado.
Nesta ocasião, os representantes de 197 países serão convidados a definir uma agenda de ação para protegerem a terra.
No total, 5.000 participantes, incluindo chefes de Estado e de Governo, o setor público, o setor privado e a sociedade civil traçarão o caminho dum verdadeiro desenvolvimento sustentável, diz o comunicado.
O tema da conferência é "Terra, Vida, Património dum Mundo Precário para um Futuro Próspero."
O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, disse que o mundo está a passar um ponto de não-retorno em termos de degradação dos solos e desflorestação, "mas ainda podemos inverter esta tendência se agirmos agora."
Atualmente, 20 por cento das terras do mundo estão degradadas, resultando numa perda de 10 por cento do PiB (Produto Interno Bruto) mundial em cada ano, alertou.
Ouattara irá propor à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo a ocorrer a 9 de maio de 2022, antes da abertura oficial da COP15, a Initiative Abidjan, uma iniciativa importante para mobilizar 1.500.000.000 dólares americanos junto dos investidores, a fim de restaurar terras degradadas.
A Initiative Abidjan visa igualmente reforçar duravelmente a produtividade agrícola na Côte d'Ivoire, criar milhões de empregos para jovens e melhorar a qualidade de vida das mulheres rurais, principais produtoras de produtos alimentares.
-0- PANA NTDD/JSG/DIM/DD 08maio2022