Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire recorre de decisão de CAF de lhe retirar organização de CAN de 2021

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Côte d'Ivoire interpôs recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS, sigla em francês) contra a decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) de lhe tirar a organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021, indica um comunicado da Federação Ivoiriense de Futebol (FIF).

Neste documento datado de 13 de dezembro de 2018, a FIF exprimiu a sua surpresa por saber que o presidente da CAF, Ahmad Ahmad, decidiu, de maneira unilateral, sem nenhuma concertação prévia, atribuir aos Camarões, a organização da edição do CAN de 2021, anteriormente confiada à Côte d’Ivoire a 20 de setembro de 2014 em Addis Abeba, na Etiópia.

A FIF explicou que o recurso ao TAS foi uma decisão consensual, tomada a 12 de dezembro de 2018 durante uma reunião dos clubes ivoirienses que pediram à FIF para protestar diante de qualquer jurisdição arbitral ou judicial, nacional ou internacional competente, a fim de fazer valer os seus direitos.

Para os responsáveis da FIF, os preparativos e as obras necessárias à organização do CAN de 2021, constituem um investimento económico, financeiro e humano, que mobiliza todas as energias a fim de fazer do evento uma festa continental.

Todavia, a CAF, indiferente a este recurso interposto junto do TAS, confirmou a retirada da organização do CAN de 2021 à Côte d’Ivoire a favor dos Camarões, onde o mesmo decorrerá de 15 de junho a 13 de julho de 2019.

-0- PANA BAL/TBM/FK/DD 3jan2018