Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire quer ratificar Tratado sobre Comércio de Armas

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Governo ivoiriense adotou esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, um projeto de lei relativo à ratificação do Tratado sobre o Comércio de Armas adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 2 de abril de 2013, soube-se de fonte oficial em Abidjan.

O porta-voz do Governo ivoiriense, Bruno Nabagné Koné, explicou que através desta vontade de ratificação do tratado, a Côte d’Ivoire pretende participar mais resolutamente na ação internacional contra a disseminação incontrolada das armas clássicas que ameaçam a tranquilidade das populações e a segurança dos Estados.

O Tratado sobre o Comércio de Armas visa instituir as normas comuns possíveis mais rígidas com vista a regular ou melhorar a regulamentação do comércio internacional de armas clássicas. Ele visa também prevenir e eliminar o comércio ilícito de armas clássicas e impedir o desvio destas armas.

O documento entrará em vigor depois de 50 Estados depositarem os seus instrumentos de ratificação. Desde a sua adoção, ele foi ratificado por apenas 41 dos 118 Estados signatários.

-0- PANA BAL/IS/FK/TON 23julho2014