Côte d'Ivoire propõe eixos de desenvolvimento do Sahel
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, propõe quatro eixos prioritários para favorecerem o financiamento do desenvolvimento no Sahe e nos países da União Ecónomica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).
São a mobilização dos recursos internos, a melhoria do clima de negócios, o desenvolvimento dum setor financeiro sólido e diversificado e a mobilização dos capitais institucionais, enumerou Ouatarra quando intervinha na abertura do 5.ª edição do Fórum sobre o Financiamento do Desenvolvimento (DFF), terça-feira última em Abidjan, sob a égide do Banco Mundial (BM).
O Presidente ivoiriense sublinhou que os desafios neste espaço geográfico são a segurança e a estabilidade, o dividendo demográfico, a transformação estrutural das economias, a competitividade e o financiamento.
Por sua vez, o vice-presidente do BM encarregue do Financiamento do Desenvolvimento, Akihiko Nishio, frisou que o DFF 2019 visa encontrar novos meios de harmonizar os interesses dos países do Sahel e da UEMOA com os da sua instituição.
Acrescentou que as discussões versarão sobre três setores, designadamente a agroindústria, o transporte e a logística e o desenvolvimento digital.
O DFF 2019, que termina nesta quarta-feira, será animado por sessões plenárias e ateliês temáticos que devem desembocar em propostas de planos de ações.
O seu objetivo é encontrar soluções inovadoras aos desafios do desenvolvimento do país do Sahel e da UEMOA.
As edições precedentes do DFF decorreram em 2015 em Roterdão (Países Baixos), em 2016 em Dublim (Irlanda), em 2017 no Gana, no Senegal e na Côte d´Ivoire, e, em 2018, no Rwanda.
-0- PANA BAL/TBM/MAR/DD 01out2019