Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – Uma reforma constitucional ocorrerá durante o primeiro trimestre de 2020, anunciou em Abidjan o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara.
Durante a cerimónia de cumprimentos do Ano Novo dos diplomatas e corpos constituídos, o Presidente Ouattara declarou, durante trocas de votos com senadores, propor ao Parlamento um projeto de modificação da Constituição.
Segundo o chefe de Estado ivoiriense, tal reforma constitucional não tem por objetivo rejeitar a candidatura de quem quer que seja às presidenciais de outubro de 2020.
"Todo o mundo poderá ser candidato. Incluindo eu próprio”, assegurou o Presidente Ouattara.
Na sua mensagem do Ano Novo aos seus compatriotas, ele evocou o início de discussões em janeiro corrente, entre o primeiro-ministro, Amadou Gon Coulibaly, e responsáveis dos partidos políticos e organizações da sociedade civil, para finalizar a redação do novo código eleitoral.
Acrescentou que "Sim, como em 2015, o ano 2020 será um ano eleitoral pacífico. Fiz a promessa. Podem ter confiança em mim.”
A Constituição atual, que consagrou a terceira República, foi adotada por referendo em outubro de 2016 e promulgado a 6 de novembro do mesmo ano.
-0- PANA BAL/IS/MAR/DD 15jan2020