Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire prepara CAN de 2021

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Ministério ivoiriense da Promoção da Juventude, Desportos e Lazeres lançou um concurso público para a construção das infraestruturas destinadas à organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol previsto na Côte d'Ivoire em 2021.

A realização das infraestruturas nas quatro cidades escolhidas para o CAN (Abidjan, Bouaké, Korhogo e San Pedro) será feita segundo a abordagem tradicional de adjudicação de concursos públicos e o modelo de parceria público-privada, que prevê que o parceiro privado deve conceber, realizar, financiar, manter e explorar uma infraestrutura durante um tempo determinado de comum acordo com o Estado.

O programa prevê a construção de estádios em conformidade com as normas da Federação Internacional de Futebol (FIFA) com capacidade de 20 mil assentos em Korhogo e em San Pedro.

Ele inclui ainda a construção de 12 cidades desportivas dotadas cada de 16 casas equipas com quatro quartos com jardim, campo de futebol equipado e centro composto por clínica, restaurante, sala de musculação e fitness em Korhogo, Ferkessédougou, Brobo, Béoumi, Katiola, Sakassou e San Pedro e a edificação de dois hotéis de quatro estrelas com 100 camas em Korhogo e em San Pedro.

A data limite de submissão das propostas está marcada para 16 de março próximo.

Um comité de pilotagem e supervisão da realização das infraestruturas foi criado desde 15 de dezembro de 2014.

A Côte d'Ivoire foi designada a 20 de setembro de 2014 pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para acolher o CAN em 2021 pela segunda vez depois da organização da edição de 1984.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 24fevereiro2015