Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire pede apoio da ONU no processo de identificação

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Côte d'Ivire, YJ Choi, reuniu-se no fim-de-semana com o presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI), Robert Mambé Beugré, vindo solicitar o apoio da Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivire (ONUCI) para a fase complementar de identificação das populações.
No termo da reunião, o presidente da CEI indicou ter anunciado a Choi a retomada próxima do recenseamento complementar.
"Necessitaremos, por conseguinte, do concurso que sempre nos deu tanto para a mobilidade como para a organização prática no terreno", indicou.
Evocando a questão da publicação do cronograma, Beugré declarou: "temos um cronograma.
A questão é poder realizá-lo favorecendo a resolução dos problemas que lhe são conexos e que não dependem absolutamente da instituição que dirijo".
"Os problemas de financiamento estão em curso de resolução, bem como os que abrangem a segurança.
A operação de reconstituição dos registos está a evoluir no terreno e deverá terminar, enquanto a resolução dos contenciosos de registo eleitoral ocorreu com a presença dos magistrados no terreno", disse Beugré.
Acrescentou que se abriam perspectivas e que era necessário então consolidá-las por acções de grande envergadura e concretas no terreno para ajudar os Ivoirienses a ir às eleições.