Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire opta pela contagem eletrónica de votos

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O primeiro-ministro ivoiriense, Guillaume Soro, escolheu, domingo, a Empresa Informática de Localização e Segurança (SILS Technology), para a transmissão e proclamação eletrónicas dos resultados das eleições presidenciais de 2\ de Outubro próximo.
Esta opção, feita desde 2007, foi rejeitada pelos membros da Comissão Eleitoral Independente (CEI) saídos da oposição, o que levou esta última decidir, a 21 de Outubro último, manda transmitir e proclamar os resultados através da contagem manual dos votos.
Fiel à sua política de concertação e consenso, Guillaume Soro empreendeu consultas sábado passado com o Representante Especial do Facilitador do Diálogo Direto Interivoiriense, Boureima Badini, o Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unias (ONU), YJ Choi, e a própria CEI.
No termo destas consultas, foi recomendada "a instauração dum Comité de Peritos Independentes composto por técnicos saídos do gabinete do primeiro-ministro, da CEI, da Facilitação, de CRYPTO AG (uma empresa informática de direito suíço) e por observadores da ONUCI (Escritório das Nações Unidas para a Côte d?Ivoire)".
Segundo um comunicado da Primatura publidado domingo à noite, este comité de peritos vai trabalhar em colaboração com a SILS Technology para proceder "com toda transparência" à transmissão protegida dos resultados do escrutínio presidencial e garantir assim a sua inviolabilidade.
"O primeiro-ministro informa as populações ivoirienses que o comité de peritos assim criado vai cumprir com as suas missões sem entravar todas as outras medidas tomadas pela CEI, única instituição responsável pela proclamação dos resultados provisórios das eleições presidenciais de saída da crise", lê-se no texto.
Ao decidir assim manter a SILS Technology e rejeitar a contagem manual, Guillaume Soro não sacode a arquitetura retida mas evita sobretudo uma crise política suscetível de ocorrer a alguns dias do escrutínio presidencial cuja campanha decorre desde a 15 de Outubro último.
A contagem manuel pode ser certamente segura, mas apresenta, além dos atrasos de publicadção dos resultados, alguns riscos com eventuais perdas ou desaparecimentos, voluntários ou não, de atas.
A primira volta das presidenciais está prevista para 31 de Outubro de 2010, com 14 candidatos, incluindo o Presidente cessante, Laurent Gbagbo.