Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire lança processo de revisão dos cadernos eleitorais

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d'Ivoire iniciou o processo de revisão dos cadernos eleitorais no quadro das eleições presidenciais de outubro próximo no país com a publicação, esta sexta-feira, de um aviso de concurso público para a seleção duma operadora técnica.

A operadora a ser selecionada terá por missão fornecer uma solução completa de atualização dos cadernos eleitorais de 2010 que envolva as mutações ocorridas no corpo eleitoral, o registo de dados alfanuméricos e biométricos de novos requerentes que preencham as condições exigidas para ser eleitor, a análise dos dados recolhidos e a produção de cadernos provisórios e definitivos e dos cartões de eleitores.

A CEI indica que o número potencial de novos requerentes a inscrever está avaliado em três milhões de pessoas. A duração de inscrição in situ está fixada em 30 dias de calendário.

O presidente da CEI, Youssouf Bakayoko, anunciou, a 23 de janeiro último, que a operação de revisão da lista eleitoral se iniciará durante o primeiro trimestre de 2015.

Para as eleições presidenciais de 2010, o corpo eleitoral era de cinco milhões, 725 mil e 722 eleitores, e a operadora francesa Sagem foi a selecionada tanto para a inscrição das pessoas como para a produção dos cartões nacionais de identidade.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 30jan2015