Bamako, Mali (PANA) - A Côte d'Ivoire vai destacar um batalhão de 650 soldados para reforçar a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), anunciou o embaixador ivoiriense, em Bamako, Samuel Ouattara.
O diplomata, que falava por ocasião do Dia da Independência nacional, indicou que o seu país já tem no terreno 150 polícias que operam no norte do Mali ao serviço da MINUSMA.
A MINUSMA conta atualmente com mais de 13 mil soldados de várias nacionalidades destacados, no norte e no centro do Mali, duas regiões confrontadas com o terrorismo desde 2012.
Samuel Ouattara disse que, para o êxito de um combate comum contra os terroristas, a Côte d’Ivoire, através do seu Presidente, defende, em todas as frentes e sobretudo desde o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o reforço das capacidades e dos meios subsequentes para ajudar o Mali e a sub-região a ultrapassar este flagelo.
Ele reiterou o apoio total do seu país ao processo de diálogo nacional político e inclusivo em curso atulmente, no Mali, para levar a cabo reformas institucionais e políticas, nomeadamente a revisão constitucional e a consolidação da descentralização.
Independente a 7 de agosto de 1960, a Côte d'Ivoire é um país vizinho do Mali. De acordo com as estatísticas, mais de dois milhões de Malianos vivem neste país da África Ocidental, onde realizam várias atividades, incluindo comércio e agricultura.
-0- PANA GT/BEH/DIM/IZ 10ago2019