Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire e Guiné privilegiam resolução pacífica de litígio transfronteiriço

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Côte d’Ivoire e a Guiné decidiram resolver da forma pacífica o seu litígio transfronteiriço após a ocupação, a 25 de janeiro último, do acampamento de Kpéaba, na sub-prefeitura de Sipilou, por soldados guineenses, indica um comunicado governamental ivoiriense.

Segundo este comunicado divulgado quarta-feira no termo duma reunião do Conselho de Ministros, os dois países aceitaram privilegiar uma resolução pacífica deste litígio e decidiram após concertações tomar medidas urgentes.

Estas medidas incluem a publicação por cada parte dum comunicado para apelar às populações para o apaziguamento, a retirada das tropas desta localidade, a organização duma reunião urgente da Comissão Mista Ivoiro-Guineense e a retomada dos trabalhos de delimitação da fronteira.

O Governo ivoiriense lançou um apelo à calma e ao apaziguamento às populações ivoirienses residentes nas localidades transfronteiriças com a Guiné, pedindo-lhes «para se abster de qualquer ato suscetível de obstruir o processo de resolução pacífica em curso deste incidente».

-0- PANA BAL/JSG/FK/TON 21fev2013