Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Governo ivoiriense desmentiu “formalmente" as alegações do ex-presidente da Assembleia Nacional, Guillaume Soro, que o incriminou depois da sua detenção frustrada pela Interpol em Barcelona, em Espanha.
Num comunicado cuja cópia foi transmitida à PANA, em Abidjan, o Ministério ivoriense dos Negócios Estrangeiros revela que o representante oficial da Côte d'Ivoire em Espanha, o embaixador Jean-Roger Kouadio Bouaffo, "não foi informado da presença de Guillaume Soro no território espanhol".
Segundo a mesma nota, a informação chegou ao diplomata ivoiriense através das declarações nas redes sociais do ex-presidente da Assembleia Nacional.
"O Governo ivoiriense afirma não estar, de modo algum, implicado nesta tentativa de detenção", refere a nota.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros reafirma ainda o seu compromisso de garantir a defesa e a proteção dos Ivoirienses, onde quer que se encontrem em caso de necessidade e no estrito respeito pelas leis dos países respetivos.
Sábado passado, Guillaume Soro, deputado ivoiriense e antigo presidente da Assembleia Nacional, fez uma declaração em Valência, na Espanha, relativa a uma ação empreendida pela Interpol que visou a sua denteção, em Barcelona, por volta das três 03:00 horas locais, no seu hotel.
-0- PANA JU/TBM/MAR/IZ 16out2019