Côte d´Ivoire decreta luto nacional de 10 dias após morte de ex-Presidente
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, declarou um luto nacional de 10 dias pela morte do ex-Presidente Henri Konan Bédié, anunciou a televisão nacional.
O Presidente da República, Alassane D. Ouattara, saudou, no dia 2 de agosto de 2023, em Abidjan, a memória de um grande estadista que tinha um profundo amor pelo seu país, referindo-se ao ex-Presidente da República, Henri Konan Bédié, falecido na terça-feira, 1º de agosto de 2023.
“Presto homenagem ao meu primogênito, o Presidente Henri Konan Bédié, um grande servidor do Estado, uma figura política de destaque e fiel companheiro do Presidente Félix Houphouët-Boigny que deu um grande contributo para o desenvolvimento do nosso país”, informa a imprensa comunicado da Presidência da República lido pelo Ministro Secretário-Geral da Presidência, Abdourahmane Cissé.
Alassane Ouattara lembrou que o Presidente Bédié serviu a Côte d'Ivoire com dedicação em todos os cargos que ocupou. O Chefe de Estado, em nome do Governo, da Primeira Dama e em nome próprio, apresentou as mais sentidas condolências à esposa do falecido, à numerosa família Bédié, às famílias aliadas, à sua numerosa família (PDCI) , bem como a todos os ivoirienses.
Recorda-se que o Presidente Henri Konan Bédié faleceu esta terça-feira, 1 de agosto, ao início da noite, em Abidjan. Aos 89 anos, foi embaixador nos Estados Unidos na década de 1960; Foi então Ministro da Economia e Finanças antes de se tornar Presidente da Assembleia Nacional, depois Chefe de Estado de 1993 a 1999.
-0- PANA NTDD/IS/SOC/MAR 03agosto2023