Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire cria inspeção sanitária de navios saídos de países afetados por Ébola

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Porto Autónomo de Abidjan instituiu uma inspeção sanitária externa antes da entrada no porto dos navios provenientes dos países afetados pela doença do vírus de Ébola.

Numa circular, as autoridades explicam que esta decisão se inscreve no quadro das medidas de prevenção e de luta contra a febre hemorrágica que causou mais de um milhar de mortes em quatro países na África Ocidental.

A circular sublinha que esta inspeção será efetuada pelos serviços do Instituto Nacional de Higiene Pública (INHPA) ao qual será afetado um barco piloto de mar para as suas deslocações ao porto externo.

As despesas de inspeção que estão avaliadas em 200 mil francos FCA (394 dólares americanos) serão garantidas pelos navios inspecionados.

A autoridade portuária informa, por outro lado, que ela suportará todas as despesas feitas que serão depois pagas pelos armadores destes navios, devido à necessidade de exame acelerado das escalas dos navios abrangidos.

A 14 de agosto último, as autoridades anunciaram a suspensão da entrada no porto de Abidjan, até nova ordem, de qualquer navio proveniente dum país afetado pelo vírus de Ébola, indicando que as medidas sanitárias sobre a regulamentação do acesso aos navios de países afetados serão comunicadas ulteriormente.

-0- PANA BAL/IS/SOC/FK/IZ 7set2014