Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire cria comissão de inquérito

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O Governo ivoiriense anunciou terça- feira à noite a instauração duma comissão de inquérito e dum comité técnico, depois do drama do estádio Féliz Houphouet-Boigny onde 19 pessoas morreram em empurrões, domingo passado, antes do jogo Côte d'Ivoire-Malawi.
A comissão de inquérito deve nomeadamente analisar as causas deste drama que relegou para segundo plano o jogo vencido pelos Ivoirienses por (5-0) no quadro das eliminatórias do CAN e do Mundial de 2010.
Por seu turno, o Comité Técnico vai levar a cabo uma auditoria sobre a segurança e o sistema de bilheteria para situar as responsabilidades, segundo o primeiro-ministro Guillaume Soro, que presidiu terça-feira a uma reunião de crise.
Domingo passado, antes do início do jogo, uma confusão ocorrida nos portões do estádio fez 19 mortos e 132 feridos dos quais seis ainda estão internados nos hospitais do locais, segundo um balanço oficial.
O drama aconteceu quando espectadores apressados de aceder às tribunas já cheias forçaram o portão que finalmente cedeu.
A venda paralela de bilhetes seria a principal causa desta tragédia, segundo diversos testemunhos.
Foi decretado um luto nacional de três dias pelo Presidente Laurent Gbagbo, que presidirá quarta-feira a uma cerimónia de homenagem da nação às vítimas.
As autoridades precisaram contudo que nestes três dias de luto nacional não será decretada tolerância de ponto e que apenas as bandeiras serão colocadas à meia-haste.
Todos os jogos do campoenato de Primeira Divisão previstos para o fim-de-semana próximo foram igualmente adiados para uma data ulterior.