Agência Panafricana de Notícias

Côte d'Ivoire ausculta partidos políticos sobre cadernos eleitorais provisórios

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - O presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d’Ivoire, Youssouf Bakayoko, apresentou terça-feira os cadernos eleitorais provisórios às coligações e partidos políticos para recolher as suas observações desde a sua publicação, a 25 de julho último.

Bakayoko entregou a cada representante das diferentes formações políticas um cartão de memória contendo dados de seis milhões, 300 mil e 504 eleitores registados durante a operação de revisão dos cadernos eleitorais.

Ele indicou-lhes que o arquivo contendo a lista de eleitores está bastante detalhado, precisando os municípios, as sub-prefeituras e até mesmo o local de votação.

"Assim, vocês podem consultar esta lista até ao mínimo detalhe e dar-nos as vossas observações", recomendou.

Revelou que a mesma lista já está disponível no site Internet da CEI, e que a operação para a sua afixação nos locais de voto começou em Abidjan e nalgumas grandes cidades, devendo ser concluída a 08 de agosto próximo pela afixação completa em todos os locais de voto.

A fase do contencioso estará aberta de 10 de agosto a 2 setembro próximos, disse.

Concluída a 12 de julho último, a operação de revisão dos cadernos eleitorais registou no total, na primeira categoria, 765 mil e 955 pessoas, incluindo 757 297 na Côte d’Ivoire e oito mil e 658 no exterior.

Na segunda categoria, para os novos inscritos, havia 344 mil e 295 eleitores, dos quais 334 mil e 788 na Côte d’Ivoire e nove mil e 507 no exterior.

Os cadernos eleitorais de 2010 continham cinco milhões, 725 mil e 722 eleitores.

-0- PANA BAL/TBM/DIM/IZ 29julho2015