Côte d'Ivoire acolhe Fórum Internacional sobre zona de comércio livre
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O diário governamental ivoiriense "Fraternité Matin” organiza, de 19 a 20 de dezembro próximo, em Abidjan, um fórum internacional sobre a Zona de Comérico Livre Continental Africana (ZCLCA) sob o lema “Entre Reformas Identitárias e Pan-africanismo, Que Perspetivas para a ZCLCA? ".
Este fórum vai comportar painéis e conferências sobre temas como “a ZCLCA, uma Resposta Pertinente aos Problemas Contemporâneos de África”, “Do Pan-africanismo Histórico à ZCLCA, Conquistas e Desafios”, “A ZCLCA e os Desafios do Comércio Intrafricano: Entre Tensões de Segurança e Desafios Logísticos”.
Outros temas serão igualmente objeto de debates como "ZCLCA e as Questões Monetárias e Financeiras. Que Futuro para a Zona Franca CFA?" , "As Perspetivas da ZLECA. Como Ter Êxito nas Próximas Étapas?" .
O fórum é organizado em parceria com o Agrupamento dos Editores de Imprensa Pública da África Ocidental (CEDEAO) e o Conselho Económico, Social, Ambiental e Cultural (CESEC) da Côte d'Ivoire, e decorre no quadro da celebração dos 55 anos do “Fraternité Matin”.
Segundo as previsões da União Africana (UA), a vigência da ZCLCA lançada em julho passado, em Niamey, no Níger, vai aumentar em 52 porcento o nível do comércio intrafricano até 2022. O acordo de ZCLCA ratificado em abril deste ano vai cobrir um mercado de um bilião e 200 milhões de pessoas para um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em dois biliões e 500 mil dólares americanos.
O Banco Africano de Importação-Exportação (Afreximbank) instaurou uma facilidade de ajustamento no valor de um bilião de dólares americanos para apoiar os países africanos na fase operacional da ZCLCA.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/IZ 12nov2019