Côte d'Ivoire acolhe 18.ª Fórum AGOA
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA ) - A 18.ª edição do Fórum sobre a Lei Norte-americana sobre o Crescimento e Oportunidades em África (AGOA) realizar-se-á de 4 a 6 de agosto próximo em Abidjan, soube a PANA de fontes diplomáticas.
No programa figuram uma sessão de trabalho entre ministros do Comércio dos países africanos admissíveis e um seu homólogo norte-americano, encontros entre empresários e o Fórum da Sociedade Civil.
Em vigor em 2001, a AGOA tem por objetivo aumentar o fluxo do comércio e de investimentos entre os Estados Unidos e a África Subsariana, refere-se.
Desde a sua entrada em vigor, a AGOA permite a seis mil e 500 produtos provenientes dos países admissíveis da África Subsariana acederem ao mercado norte-americano com isenção dos direitos aduaneiros sem limitação de cota de importações.
A AGOA, que devia terminar em 2015, foi prorrogada até a 30 de setembro de 2025.
Em 2018, as exportações da Côte d’Ivoire para os Estados Unidos estimaram-se em um bilião 211 milhões de dólares americanos.
Desde outubro de 2017, a Côte d’Ivoire elaborou uma estratégia nacional que visa aumentar as suas exportações para os Estados Unidos para atingir uma soma de três biliões 500 mil dólares americanos em 2025.
Em 2019, 39 países da África Subsariana são elegíveis à AGOA, dos quais 27 beneficiários de isenções para o vestuário e produtos têxteis.
-0- PANA BAL/JSG/FK/DD 25junho2019