Côte d'Ivoire abre porto seco no norte
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Governo ivoiense finalizou quarta-feira o procedimento administrativo para a execução de um projeto de porto seco, na comuna de Ferkessédougou (norte), estimado em 462 milhões de euros, soube-se de fonte governamental.
Num comunicado, o Governo ivioirense revela que decretou a utilidade pública do sítio do projeto, uma área de mais de 732 hectares, num ato que marca o começo dos trabalhos de construção do porto.
O futuro porto permitirá criar uma zona económica de desenvolvimento, no norte do país, a fim de aproveitar o potencial económico dos distritos das Savanas e do Zanzan, bem como das regiões fronteiriças de Sikasso, no Mali, e de Bobo-Dioulasso, no Burkina Faso, indica a mesma nota.
As suas infraestruturas compreendem três componentes principais, das quais uma plataforma logística (armazéns, cadeia de frio, etc.); um depósito de hidrocarbonetos e um matadouro regional, um mercado de gado e uma zona industrial para o desenvolvimento das atividades de transformação dos produtos agrícolas e mineiros.
Este projeto é um dos projetos prioritários para a emergência da Côte d'Ivoire, em 2020, segundo a mesma fonte, lembrando que, a nível sub-regional, a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) também escolheu o mesmo projeto na segunda fase do seu Programa Económico Regional (PER).
-0- PANA BAL/DIM/IZ 16maio2019