Côte d'Ivoire abre capital social de banco público
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Governo da Côte d’Ivoire decidiu, quarta-feira, abrir o capital social do Banco Nacional de Investimento (BNI), soube-se de fontes oficiais.
Um decreto do Conselho de Ministros autoriza o aumento do capital social do BNI em 4,859 biliões de francos CFA através da emissão de 485 mil 885 novas ações detidas pelo Estado em benefício da Caixa Nacional de Previdência Social (CNPS).
Esta emissão será realizada a um valor nominal de 10 mil francos CFA por ação e 31 mil 162 francos de prémio cada.
O capital social do BNI passará assim de 20,500 biliões de francos CFA para 25,359 biliões de francos CFA, com um prémio total de emissão de 15,141 biliões de francos CFA, para 80,84 por cento do capital detido pelo Estado e 19,6 por cento pela CNPS.
Criado em 1959 sob a denominação de Caixa Autónoma de Amortização (CAA), este banco público tornou-se BNI, em 1998, atribuindo-se-lhe novas orientações.
Mas tarde, abriu duas filiais, sendo a BNI-Finanças a primeira, em janeiro de 2004, e a BNI-Gestão a segunda, em finais de 2008.
O BNI-Finanças é uma Sociedade de Gestão e Intermediação (SGI) cuja função consiste em apoiar as atividades bancárias de investimento e consultoria do BNI.
Por seu turno, o BNI-Gestão é uma instituição especializada em gestão de ativos cuja missão é lançar e gerir fundos, recolhendo as poupanças dos investidores (incluindo particulares) e realizando investimentos em seu nome.
Desde 2017, as novas missões do BNI foram resumidas em três áreas, tais como acessibilidade bancária e financeirização da economia, financiamento das PME e apoio ao Estado em questões financeiras.
-0- PANA BAL/IS/SOC/CJB/IZ 05dez2019