Cortejo de governador do Estado nigeriano de Katsina atacado
Abuja, Nigéria (PANA) - Terroristas atacaram, quarta-feira, o cortejo do governador do Estado de Kano (nordeste), Abdullahi Umar Ganduje, quando regressava do Estado de Zamfara (norte), na mesma região, soube a PANA de fonte segura.
O governador ia juntar-se a outros colegas membros e responsáveis do Congresso para Todos os Progressistas (APC, sigla em inglês), o partido no poder, para acolher oficialmente o governador do Estado de Zamfara, Bello Muhammad Mattalwale, que se tinha retirado recentemente do APC, a principal formação da oposição.
De acordo com uma fonte, três membros do pessoal de segurança de Ganduje, sofreram de lesões de graus diversos durante este incidente.
O comissário para a Informação do Estado de Kano, Muhammad Garba, que sofreu ligeiras lesões durante o sucedido, disse, no entanto, que Ganduje não se encontrava no cortejo.
Haruna Abdullahi, porta-voz da Polícia do Estado de Kano, disse não estar ao corrente deste ataque, mas pediu que um inquérito fosse aberto pelo Comando da Polícia do Estado de Zamfara (norte).
Contactado, o encarregado das Relações Públicas da Polícia (PRO) do Estado de Zamfara, Muhammed Shehu, disse que o incicente não ocorreu no interior da sua jurisdição.
Disse no entanto que o PRO do Estado de Katsina foi contactado mas que não respondeu às mensagens nem às chamadas telefónicas.
Este incidente aconteceu menos de 24 horas depois de Mohammed Ahmed, um membro da Assembleia Estadual de Zamfara, ter sido morto depois de se afastar do governador de Matawalle do APC.
O deputado terá sido morto por terroristas na estrada Sheme-Funtua, no Estado de Katsina, no norte da Nigéria.
-0-PANA MON/RA/NFB/JSG/FK/DD 1julho2021