Agência Panafricana de Notícias

Corrupção afeta todos setores da vida nacional na Tunísia, diz responsável tunisino

Túnis, Tunísia (PANA) –A corrupção na Tunísia afetou todos os setores da vida nacional, nomeadamente o imobiliário, a banca nacional, os mercados públicos, as telecomunicações, a informação, a arqueologia e a alfândega, declarou Néji Baccouche, membro da Comissão Nacional de Investigação sobre a Corrupção e a Malversação (CNICM).

Baccouche fez esta declaração durante uma conferência de imprensa depois de a CNICM ter entregue sexta-feitra última em Túnis um relatório ao Presidente da República interino, Foued Mebazaa.

«O relatório da comissão esclareceu os mecanismos de corrupção e os seus modos através dos esquemas, quadros e documentos estabelecendo a implicação de vários ministros, políticos, jornalistas e estrangeiros que se aproveitaram das suas relações com o círculo restrito do Presidente (Ben Ali) destituído (em janeiro último) para ganhar ilegalmente benefícios e bens», afirmou.

Ele indicou que o setor bancário é a érea mais afetada por estas práticas "desastrosas", sublinhando que os estabelecimentos bancários, nomeadamente públicos, foram vítimas de chantagens exercidas pelo Banco Central da Tunísia que, às vezes, os obrigava a renunciarem às suas dívidas pendentes.

Baccouche indicou que a comissão conseguiu num curto prazo realizar receitas a favor da tesouraria geral estimadas em milhões de dinares.

Ele ressaltou que 10 mil requerimentos foram depositados junto à CNICM, precisando que esta conseguiu examinar mais da metade dos mesmos e entregar 320 processos à Procuradoria da República.

«Vários processos importantes estão ainda pendentes e precisamos de mais tempo e energia para os despachar», acrescentou Baccouche.

Ele acrescentou que a Comissão organizou mais de 120 audiências algumas das quais foram filmadas e conservadas nos arquivos nacionais e colocadas à disposição do novo Governo,

-0- PANA FA/AAS/SOC/CJB/DD 12nov2011