Agência Panafricana de Notícias

Coronel nomeado ministro da Segurança no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um coronel 52 anos de idade, Sidi Paré, foi nomeado segunda-feira último ministro burkinabe da Segurança pelo Presidente da Transição, Michel Kafando,

O Ministério da Segurança era anteriormente assumido pelo coronel Auguste Denise Barry, demitido depois de um diferendo entre o Regimento de Segurança Presidencial (RSP) e o primeiro-ministro, Yacouba Isaac zida.

Magistrado militar de profissão, o coronel Paré já ocupou os cargos de conselheiro militar no Escritório das Nações Unidas na Centroafricana (BONUCA), de encarregado da informação e reestruturação das Forças Armadas Centroafricanas (2003-2005), e de instrutor não permanente na Escola de Manutenção da Paz Alioune Blondin Béye do Mali.

Desde 2011, ele foi diretor de Justiça Militar do Burkina Faso após a revolta popular que, a 30 de outubro do mesmo ano, derrubou o então regime do Presidente Blaise Compaoré, após 27 anos de poder ditatorial.

O chefe de Estado burkinabe acaba assim de se livrar das pastas de Defesa e Segurança, que acumulava, enquanto militares exigem a retirada de todos os seus "camaradas de arma" do Governo.

A menos de três meses das eleições suscetíveis de pôr fim a um ano de transição, iniciada desde a queda de Blaise Compaoré, elementos do Regimento de Segurança Presidencial exigem a saída de todos os militares do Governo, incluindo atual o primeiro-ministro, Yacouba Isaac Zida, ex-número dois deste mesmo corpo sob o antigo regime.

O Burkina Faso deve organizar eleições presidenciais e legislativas a 11 de outubro próximo para concluir um período de transição iniciado desde a queda de Compaoré.

-0- PANA NDT/DIM/DD 28julho2015