Agência Panafricana de Notícias

Coronel maliano desertor morto no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - Um ex-coronel do Exército maliano, Malick Ag Wanasnat, foi morto quarta-feira em Tinzawaten, no extremo norte do Mali, durante um confronto com elementos da força francesa Barkane, soube a PANA de fonte de segurança na capital maliana.

Wanasnat juntou-se ao chefe do movimento djihadista (islamita) Ansardine do tuaregue maliano, Iyad Ag Ghali, tornando-se num dos piliares do mesmo para combater as Forças Armadas Malianas e instaurar a Charia (lei islâmica) nesta parte do Mali.

O ex-coronel desertou em 2006, depois de ter arrombado e pilhado o entreposto de armamento em Menaka, cerca de 300 quilómetros a norte de Gao, no norte do país, antes de participar em numerosos atos criminosos no norte do Mali.

Vários terroristas foram neutralizados na mesma ocasião por elementos da força francesa Barkane que combate terroristas no setor de Tinzawaten, disse a mesma fonte.

Segundo a mesma fonte, três dos seus veículos foram destruídos pela Barkane que guerreia contra o terrorismo na zona sahelo-sariana desde 2014.

-0- PANA GT/TBM/SOC/MAR/DD 16fev2018