Coronavírus sobe de 95 para 108 casos no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) - O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus (covid-19), no Gabão, subiu de 95 para 108 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.
Esta evolução rápida do número de pessoas testadas positivas coincide com o período de confinamento total decretado desde 14 de abril corrente pelo Governo.
Uma boa parte da população continua a cumprir normalmente os seus afazeres diários e as medidas de distanciamento parecem desrespeitadas, particularmente em supermercados dos bairros periféricos ou nas padarias e farmáciase diante dos quais se registam concentrações de pessoas e na sua maioria sem máscaras, constatou a PANA sábado nos bairros Charbonnages, Louis e Nkembo de Libreville, na capital gabonesa
Decretada prioridade das prioridades no Gabão pelas autoridades, a crise sanitária ligada à covid-19 é dificilmente acolhida pela medida de confinamento, também esta muito aliviada e sem suficiente repressão dos seus transgressores, apesar de um recolher obrigatório instaurado das 19:00 às 06:00 horas locais.
Para o Governo, os testes de despistagem à grande escala figuram entre as pistas para combater eficazmente a propagação da covid-19.
A operação de despistagem iniciou-se sexta-feira última, em Libreville (capital) e Bitam, cidade do norte do Gabão, fronteiriça com a Guiné Equatorial.
-0- PANA LAW/JSG/SOC/FK/IZ 19abril2020