Coronavírus pode atingir pico em abril no Burkina Faso, alerta Governo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso poderá registar um pico de sete mil casos graves de coronavírus até ao final de abril corrente, se a cadeia de contaminação não for contida, advertiu quinta-feira o Governo burkinabe.
"Cerca de oito das 13 regiões do Burkina Faso já estão afetadas pela pandemia e o Governo prevê, caso a cadeia de contaminação não seja contida, que a epidemia atingirá o pico até ao final de abril ou início do maio próximo, com um limiar de sete mil casos graves", lê-se num relatório do Conselho de Ministros, publicado pelo Serviço de Informação do Governo (SIG).
"É por esta razão que as medidas para evitar a propagação do vírus devem ser reforçadas, tendo em conta a segurança e a proteção do pessoal de saúde, o reforço do dispositivo de cuidados, o fornecimento adequado de material e de equipamentos dos centros dedicados e dos Centros Hospitalar Regionais (CHR), o fornecimento contínuo de kits de ensaio e de reagentes para evitar ruturas, bem como a multiplicação dos centros de rastreio", de acordo com a mesma fonte.
Como parte das contribuições para a luta contra a doença, o Governo recebeu, desde 1 de abril de 2020, como contribuição para o plano nacional, um bilião e 106 milhões 644 mil 771 Francos CFA (mais 9,2 milhões de euros), segundo o ministério da Comunicação Social.
Para recolher estas contribuições, duas contas foram abertas na tesouraria pública e no BCEAO (Banco Central dos Estados da África Ocidental).
Desde 02 de abril de 2020, o Burkina Faso totalizou 288 casos confirmados de Covid-19 com mil 752 casos de contacto identificados.
-0- PANA TNDD/DIM/DD 02abril2020