Coris Holding compra ações de banco português detidas no maior banco de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma empresa sediada no Burkina Faso, Coris Holding, foi a escolhida pelo Estado português para comprar 59,81 por cento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) detidos no Banco Comercial do Atlântico (BCA), a maior instituição bancaria em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.
A resolução foi aprovada em Conselho de Ministros de Portugal que optou pela proposta apresentada pela holding do Burkina Faso em detrimento das propostas apresentadas pela IIBGroup Holdings, sediada no Bahrein, e da ganensa First Atlantic Banke.
Segundo o Jornal de Negócios de Portugal, a venda vai ser feita por um valor correspondente a 70.000.000 euros, conforme explicou a Caixa Geral de Depósitos em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"Caso se venha a confirmar o preço global, este deverá gerar mais-valias na ordem dos 15.795.000 euros", lé-se na nota.
A opção de vender a participação do único banco estatal de Portugal no BCA foi tomada em 2017, como planeada desde 2019, depois de atrasada pela pandemia da covid-19.
A Caixa Geral de Depósitos detém 59,81 por cento do capital do BCA repartidos através de uma participação direta de 54,41 por cento a que se juntam 5,4 por cenro através de uma participação indireta através do Banco Interatlântico, uma outra instituição bancaria cabo-verdiana.
Além do Burkina Faso, onde está sediada, a Coris Holding está presente em vários mercados da África Ocidental, precisamente, segundo informações presentes no site da holding, no Senegal, na Guiné-Bissau, na Côte d’Ivoire, na Guiné Conakry, no Benin, no Togo, no Mali e no Níger.
-0- PANA CS/DD 16março2024