Agência Panafricana de Notícias

Coordenadora do ACNUR para Burundi em missão no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A coordenadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) para o Burundi, Catherine Wiesner, encontra-se, desde 17 de setembro corrente, na província de Kivu-Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDC), para se inteirar da situação destes refugiados na área.

O programa da sua visita consiste em encontros com autoridades e diferentes parceiros sobre a situação de mais de 46 mil refugiados burundeses residentes neste país, indicou quarta-feira durante uma conferência semanal da Organização das Nações Unidas ONU), Joseph Makamba, porta-voz da equipa-país das Nações Unidas.

Este responsável do ACNUR, baseado em Nairobi, visitará locais de instalação dos refugiados para constatar o progresso realizado a fim de permitir aos mesmos terem acesso aos serviços básicos bem como à população local.

A coordenadora regional, cuja missão termina a 21 de setembro corrente, visitará igualmente um centro de trânsito para rever o impacto do sub-financiamento sobre o programa do ACNUR.

Atualmente, cerca de mil e 300 refugiados estão bloqueados em centros de trânsito sobrepovoados porque o ACNUR não dispõe de meios suficientes para os localizar no centro de refugiados de Mulongwe, em território de FIzi, em Kivu-Sul.

-0- PANA KON/IS/MAR/DD 20set2018