Coordenador humanitário da ONU esperado no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – O responsável humanitário das Nações Unidas, Mark Lowcock, visita o Sudão de 22 a 24 novembro corrente, para avaliar a situação humanitária no país e defender o reforço do apoio da comunidade internacional a fim de fazer face às necessidades atuais, segundo um anúncio oficial feito esta quinta-feira, em Cartum.
Trata-se da sua primeira missão ao Sudão, desde a formação do Governo de transição, em agosto de 2019, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).
Durante a sua visita, o coordenador das Ajudas de Emergência da ONU vai reunir-se com altos responsáveis do Governo de transição do Sudão, com a comunidade diplomática e com as organizações humanitárias.
Ele também deverá deslocar-se a Kassala, no leste do Sudão, para visitar as infraestruturas sanitárias, e encontrar-se com as comunidades locais afetadas pelos recentes choques económicos e pelas epidemias recorrentes, bem como reunir-se com os jovens voluntários envolvidos na riposta.
Numa nota, o OCHA indica que as necessidades humanitárias atuais no Sudão são suscitadas ao mesmo tempo pelos imprevistos meteorológicos, pelas múltiplas epidemias e pela crise económica.
Mais de oito milhões 500 mil pessoas das quais um milhão 900 mil deslocados internos, precisam de assistência humanitária, e este número deverá aumentar.
-0- PANA AR/MA/NFB/BEH/FK/IZ 21nov2019