Agência Panafricana de Notícias

Coordenador do MCA preso no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- O coordenador do programa americano Millenium Challenge Account (MCA) no Benin, Simon Pierre Adovèlandé, foi detido por má gestão duma empresa imobiliária da qual presidiu o Conselho de Administração, anunciou o seu advogado, Joseph Djogbénou.
Djogbénou disse à PANA que contesta o procedimento de detenção do seu cliente na prisão de Cotonou, indicando que nenhuma acusação foi notificada na altura.
Revelou incoerências no procedimento, afirmando que se trata dum assunto comercial e não penal.
"Não compreendo porque ele foi detido sexta-feira, dia de Natal, enquanto ele foi convocado para se apresentar na segunda-feira seguinte", indignou-se.
Detido em sua casa sexta-feira e encarcerrado na Unidade de Busca, Assistência, Intervenção e Dissuasão (RAID) em Ganhi, Adovèlandé, era presidente do Conselho de Administração do grupo "Betsaleel Building", especializado na promoção imobiliária.
Ele foi detido depois duma queixa do consultório do advogado Sadikou Alao em nome dos doadores que teriam financiado um programa do grupo num montante de cerca de dois biliões e 700 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 455 francos CFA).
Esta detenção, segundo vários observadores, seria a consequência da tensão há mais dum ano entre Adovélande, potencial candidato às presidenciais de 2011, e o poder.
Esta tensão quase constituiu um bloqueio na execução do programa MCA no Benin.