Agência Panafricana de Notícias

Coordenador de antigo movimento rebelde de Azawad assassinado no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Sidi Brahim Ould Sidatt, presidente da Coordenação dos Movimentos de Azawad (CMA), ex-rebelde e um dos grupos signatários do acordo de paz de Argel, foi assassinado esta terça-feira, em Bamako, anunciou esta terça-feira o porta-voz da CMA, Almou Ag Mohamed.

A mesma fonte precisa que o líder da CMA, ferido numa tentativa de assassinato por um homem não identificado, diante da sua casa, foi transportado para o Hospital Golden Life, em Badalabougou, distrito da capital do Mali, onde ele sucumbiu aos ferimentos.

“Acabamos de perder o nosso presidente Sidi Brahim Ould Sidatt, assassinado esta manhã, em Bamako”, postou Almou Ag Mohamed nas redes sociais.

“Triste e profundamente triste iniciar este mês abençoado do Ramadão com o assassinato do nosso presidente, chefe da delegação do CSA (Comité de Acompanhamento do Acordo), Sidi Brahim Ould Sidatt”, reagiu Attaye Ag Mohamed, também responsável da CMA.

Assinado em maio-junho de 2015, em Bamako, pelo Governo do Mali e por grupos armados do norte, incluindo a CMA, e a comunidade internacional, o acordo de paz e reconciliação de Argel visou alcançar a paz final, no Mali, depois de uma série de rebeliões tuaregues exacerbadas por ataques jihadistas de todas as esferas da vida, que resultaram em centenas de mortos e soldados civis feridos.

Desde a sua assinatura, o acordo encontra dificuldades para ser aplicado devido a divergências em alguns aspetos.

-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 14abril2021