Cooperação belga apoia combate à Covid-19 no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - A Cooperação belga apoia o Benin na luta contra a Covid-19 (coronavírus) com uma doação de duas ambulâncias ao ministério da Saúde, soube a PANA em Cotonou junto da referida entidade.
Estimadas em 53 milhões de francos CFA (87 mil 764 dólares americanos), estas duas ambulâncias são inteiramente medicalizadas e dispõem de equipamentos necessários ao transporte seguro de pessoas com nomeadamente a disponibilidade, a bordo, de oxigénio e de aspiradores, indica-se.
As duas ambulâncias, precisa-se, serão desdobradas nas zonas sanitárias Abomey, Calavi, Sô-Ava e Allada, Toffo, no sul do país.
O Benin confirmou, a 16 de março último, o seu primeiro caso de infeção pela Covid-19, num cidadão burkinabe de 49 anos de idade, que esteve anteriormente na Bélgica e no Burkina Faso.
O país tem até ao momento um total de 35 casos confirmados, com 18 curados, 16 casos ainda sob tratamento e uma morte.
Num total de 35 casos infetados no Benin, 32 vieram do estrangeiro e três casos autóctones (infetados pelos casos importados).
Das mil 138 pessoas em quarentena ou em autoisolamento depois de despistadas, mil 115 obtiveram um resultado negativo”, de acordo com a fonte.
Para limitar a propagação do flagelo, o Governo decidiu proceder à despistagem sistemática de todas as pessoas em quarentena ou em autoisolamento.
Também um dispositivo sanitário foi montado em torno das comunas de risco que, de oito, no início, subiram para 15.
O uso de máscara foi tornado obrigatório e as escolas e os lugares de culto viram igualmente o prazo do seu encerramento prorrogado até 10 de maio próximo.
-0- PANA IT/TBM/FK/DD 20abril2020