Cooperação UE-Níger domina jornada de informação parlamentar
Niamey, Níger (PANA) - A capital nigerina, Niamey, foi palco segunda-feira de um jornada de informação parlamentar sobre o sistema de cooperação entre a União Europeia e o Níger, apurou a PANA no local.
Falando na abertura, o deputado Liman Ali Mahamadou disse que o seu país espera ver reforçada a seu favor a ajuda de desenvolvimento da UE, face aos grandes desafios que o Níger enfrenta, nomeadamente a luta contra o terrorismo no Sahel e a imigração ilegal.
A sessão de informação parlamentar de segunda-feira teve por objectivo esclarecer os deputados nacionais sobre o sistema de cooperação entre o Níger e a UE e definir o atual quadro de parceria Níger-UE.
"O Níger é um parceiro importante para a UE e estamos bem cientes da importância que esta parceria tem. Ela segue uma abordagem multidimensional, multifásica e integrada, a vários níveis, e a UE utiliza todos os instrumentos e mecanismos da sua ação externa no Níger", afirmou por seu turno a chefe da delegação da UE no Níger, Denisa-Elena Ionete.
Ionete recordou que a UE é o maior parceiro financeiro do Níger, salientando que a ajuda de desenvolvimento ascende a cerca de 700 milhões de euros, ao abrigo do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), e mais de 267 milhões de euros desemobolsados pelo Fundo Fiduciário de Emergência e outros montantes de ajuda de emergência e intervenções limitados a mais de um bilião de euros para o período 2015-2020.
Segundo Denisa-Elena Ionete, esta cooperação tem em conta as prioridades atuais, bem como a migração, a mobilidade, o investimento, a transformação, os recursos humanos, a resiliência, a paz, a segurança e a governação.
Reafirmou aos parlamentares a vontade da sua instituição de apoiar o Níger em todos os seus programas de desenvolvimento.
Durante este dia de informação parlamentar, os eurodeputados seguiram duas comunicações sobre os procedimentos de apoio orçamental e o plano de investimento externo da União Europeia.
-0- PANA SA/BEH/ DIM/IZ 05nov2019