Agência Panafricana de Notícias

Controverso imame gambiano refugia-se no Senegal

Banjul, Gâmbia (PANA) – O controverso imame gambiano, Bakawsu Fofana, fugiu para o vizinho Senegal, onde prevê pedir asilo, na sequência de uma série de alegadas perseguições por parte das autoridades do seu país, declararam esta quarta-feira à PANA testemunhas oculares.

Segundo as mesmas fontes, o imame Fofana, que teria recebido várias ameaças de morte, chegou à fronteira gambiana domingo último para entrar na Casamança, na província sul do Senegal.

Depois libertado da sua detenção, o imame devia apresentar-se cada semana à Agência Nacional de Inteligência (NIA) desde junho de 2012, mas ele teria escapado a um novo encarceramento, a 14 de agosto corrente.

O método de propagação do islão do imame opôs-o às autoridades gambianas bem como ao Conselho Islâmico Supremo (SIC), queo proibiu as predicações e ordenou a retirada das suas reproduções do mercado.

O Presidente Yahya Jammeh ordenou o levantamento desta proibição, no início de 2011, advertindo-o estritamente para pôr termo ao seu controverso método de proselitismo.

-0- PANA MSS/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 29ago2012