Tripoli, Líbia (PANA) - Trabalhos da terceira reunião do processo constitucional líbio, continuam, desde terça-feira na cidade egípcia de Hurghada, na presença de delegações da Câmara dos Representantes (Parlamento) e do Alto Conselho de Estado, sob os auspícios das Nações Unidas, constatou a PANA no local.
A sessão inaugural de terça-feira ocorreu com a participação por videoconferência do novo enviado especial das Nações Unidas à Líbia, Jan Kubis, e do presidente da Alta Comissão Eleitoral, Imad al-Sayeh, que foi ouvido por parlamentares líbios sobre a organização de um referendo para a adoção da futura Constituição do país.
No seu discurso, Kubis salientou a importância desta reunião, uma vez que, frisou, concerne diretamente ao cidadão, ao permitir que os Líbios cheguem a um acordo sobre a forma do referendo que pretendem, registando esforços feitos no sentido de encontrar soluções políticas para alcançarem a estabilidade no país.
A reunião, de três dias, versará sobre como conduzir o referendo sobre a Constituição líbia e criar uma atmosfera favorável a isto.
Parlamentares líbios concordaram, na sua última reunião de janeiro último, em Hurghada, em realizar um referendo sobre a Constituição nas três regiões.
Desejaram que a taxa de adoção fosse de 50 por cento + 1 dos votos.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 10fevereiro2021