Agência Panafricana de Notícias

Contingente nigeriano esperado no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Um contingente de 500 soldados nigerianos integrados na Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) é aguardado quinta-feira em Bamako para apoiar as forças francesas e malianas a reconquistar o norte do Mali, ocupado há dez meses por grupos islamitas armados.

Segundo uma fonte do Estado-Maior das Forças Armadas Malianas, os contingentes do Burkina Faso (500 soldados), do Togo (500) do Senegal (500), do Benin (300) do Gana e da Guiné Conakry (cerca de 100 cada) são igualmente aguardados esta semana no Mali.

O contingente nigerino, que vai contar igualmente 500 homens, vai combater a partir do Níger, segundo a mesma fonte, que evoca a chegada iminente dum milhar de militares tchadianos experientes em combates no deserto.

O efetivo dos soldados anunciado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da qual o Tchad não é membro, estima-se em três mil e 300 homens que serão desdobrados em diferentes localidades do país.

De acordo com uma fonte militar, o contingente nigeriano será desdobrado em Banamba (nordeste), a cerca de 150 quilómetros de Bamako, sob a ameaça dos jihadistas, enquanto os militares togoleses ficarão em San, a cerca de 420 quilómetros a leste.

A fonte adiantou que os militares burkinabes estarão estacionados em Markala, a cerca de 280 quómetros e a 140 quilómetros de Diabli, onde se batem desde quarta-feira os militares malianos e franceses contra os jihadistas que ocupam esta localidade desde segunda-feira, depois do bombardeamento pelo Exército francês de várias das suas posições nas três regiões ocupadas de Gao, Tombouctou e Kidal.

Quarta-feira, no termo de dois dias de trabalhos na capital maliana, o comité dos chefes dos Estado-Maior das Forças Armadas da CEDEAO reiterou o engajamento das forças da organização agrupadas no seio da MISMA a apoiar as tropas malianas na reconquista do norte do Mali.

O comando da MISMA foi instaurado e será operacional a partir desta quinta-feira com a chegada do contingente nigeriano, indica uma fonte próxima do Estado-Maior das Forças Armadas Malianas.

A reunião decidiu reforçar a coordenação entre o Exército maliano, a MISMA e os outros parceiros, prontos para ajudar o Mali a restaurar a integridade do seu território.

-0- PANA GT/JSG/MAR/TON 17jan2013