Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Operações de contagem, iniciadas um pouco depois do encerramento das assembleias de voto, domingo à noite, estão em curso no Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial no local.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) estimou a afluência provisória de eleitores entre 38 e 40 por cento.
O chefe da missão de observação eleitoral da CEDEAO, Kabiné Komara, disse que nenhum incidente grave prejudicou o bom desenrolamento do escrutínio.
"A boa notícia é que não temos qualquer indicação de que tenha havido algo de negativo. Nenhum ataque se registou em todo o país. E ousamos esperar que as medidas de segurança tomadas tenham funcionado bem e que os Burkinabes tenham podido exercer o seu direito sem encontrarem quaisquer dificuldades", regozijou-se.
"Queremos já, para este primeiro passo, expressar o nosso alívio e agradecer aos atores eleitorais pela segurança notada e apelar a todos para que continuem a contagem dentro das regras de arte e que, depois, os diferentes atores sigam as disposições do pacto de boa conduta que assinaram. E é o Burkina Faso que sairá a ganhar", acrescentou.
O trabalho de compilação continua no seis da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), acrescentou.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 23novembro2020