Conakry, Guiné (PANA) - Dez pessoas contactos de pacientes do vírus Ébola voltaram às suas casas sexta-feira, depois de submetidas a múltiplos exames médicos realizados nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE), anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário enviado à PANA.
O último paciente com o vírus Ébola, cujo primeiro caso foi detetado a 14 de fevereiro último numa localidade da região sul do país, a mais de 900 quilómetros de Conakry, foi declarado curado na última segunda-feira em Nzerekoré, a mil quilómetros da capital, pelas autoridades sanitárias.
A ANSS explica que este paciente, testado duas vezes negativo, como previsto no protocolo, foi autorizado a voltar à casa.
O Governo declarou, em fevereiro último, que o vírus Ébola ressurgiu na região do sul, em particular na subprefeitura de Gouecké, na região de Nzerekoré, onde pelo menos 10 mortes foram registadas.
O Governo francês ofereceu um importante lote de proteção destinado ao pessoal médico desde o anúncio da descoberta dum caso em Gouecké.
Os primeiros casos foram descobertos em 2013 na mesma região, antes de a doença se espalhar para locais próximos na Serra Leoa e na Libéria.
Os três países registaram mais de 25 mil mortes, refere-se.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/DD 26março2021