Agência Panafricana de Notícias

Construtora investe $ 109 milhões em cimenteira no Mali

Bamako- Mali (PANA) -- Uma cimenteira avaliada em 109 milhões de dólares americanos vai ser construída brevemente em Hombori (Mopti, centro do Mali) pela Mandé Construction immobilière (MCI SA), uma empresa de direito maliano, soube quinta-feira a PANA em Bamako de fonte próxima do projecto.
A MCI SA recebeu, para o efeito, um apoio de cerca de 130 milhões de dólares americanos da Euro CAP Corporation, de um grupo financeiro baseado nos Estados Unidos.
O início da produção está previsto para 2012 e a capacidade é de 500 mil toneladas de cimento extensíveis a um milhão de toneladas, num projecto que deverá empregar 100 trabalhadores permanentes e criar 750 empregos temporários.
Segundo os seus promotores, a cimenteira terá um impacto considerável no desenvolvimento da localidade de Hombori que vai beneficiar de electricidade a partir da sua central, para além dos empregos e dos serviços sociais conexos de saúde e educação.
O capital da empresa, que vai ser criado pela cimenteira, será detido em 50 por cento pela Mandé Construction Immobilière, 30 por cento pelos parceiros, 10 por cento pelo Estado e 10 por cento pela população.
A cimenteira vai explorar um importante jazido calcário estimado em 45 milhões de toneladas.
Sem unidades nacionais de produção de cimento, o Mali importa actualmente, segundo as estatísticas oficiais, cerca de milhão e meio de toneladas de cimento essencialmente da Côte d'Ivoire e do Senegal.