Agência Panafricana de Notícias

Construção civil sofre queda histórica de 36,5 por cento em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O índice de produção na construção civil em Cabo Verde sofreu, em termos homólogos, uma queda histórica de 36,5 por cento, apurou a PANA de fonte segura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, no segundo trimestre de 2020, a produção neste setor situou-se neste período nos 69,1 pontos, o que compara ainda com os 103,4 pontos do primeiro trimestre (-33,2 por cento).

Segundo o histórico do indicador do INE, desde o terceiro trimestre de 2017 que este índice registava crescimentos trimestrais consecutivos.

Contudo, o crescimento, no primeiro trimestre de 2020, já tinha sido o segundo mais reduzido, depois dos 3,5 por cento, registados no terceiro trimestre de 2018, com os primeiros efeitos da pandemia da covid-19 que obrigou o Governo cabo-verdiano a decretar, em abril e maio últimos, o estado de emergência, para conter a pandemia, lê-se no documento.

Deste estado de mergência resultou também a imposição das medidas de confinamento da população e de limitação da atividade laboral.

No entanto, o país iniciou, a partir de junho último, um desconfinamento progressivo para a retomada das atividades económicas interrompidas para conter a pandemia da covid-19.

-0- PANA CS/DD 23set2020