Agência Panafricana de Notícias

Constituição angolana traduzida para inglês, francês e alemão

Luanda, Angola (PANA) - A Constituição angolana conta doravante com versões traduzidas em inglês, francês, espanhol e alemão cujos exemplares estarão brevemente disponíveis em várias instituições do Estado e livrarias para distribuição.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em Luanda, pelo deputado à Assembleia Nacional (AN, Parlamento), Emílio Homem, que disse tratar-se de um produto elaborado por uma Comissão Técnica coordenada pelo Ministério da Administração do Território.

Ele indicou que a equipa continuará a trabalhar para que a Lei Magna tenha mais abrangência e seja mais difundida, daí que partes essenciais venham também a ser traduzidas, proximamente, nas principais línguas nacionais.

"Felizmente, a nossa Constituição está traduzida nessas línguas (inglês, francês, espanhol e alemão) que são as mais faladas a nível mundial", referiu o parlamentar citado pela agência angolana de notícias (Angop), mas sem precisar a data do começo da distribuição.

Explicou que depois de promulgada a Lei Magna, a 5 de fevereiro de 2010, começaram a surgir trabalhos isolados de tradução, por muitos países que queriam conhecer melhor a essência desse documento.

Em face disso, explicou, o país orientou uma comissão técnica para trabalhar na Constituição em outros idiomas.

"A vantagem é que nós temos na sociedade e a nível internacional alguma necessidade de as pessoas compreenderem qual é o texto da nossa Constituição. Fizemos uma tradução para permitir que os vários quadrantes a nível internacional possam saber melhor o que tem esse texto", exprimiu.

Em declarações à imprensa, disse ser motivo de honra o facto de o texto constitucional ser feito por técnicos angolanos, sublinhando que é "uma baliza importante para a produção legislativa".

"Temos estado a observar que as críticas são feitas muitas vezes com um sentido subjetivista. Ela é uma Lei fundamental que está para garantir a estabilidade a nível da sociedade", disse.

-0- PANA IZ 05fev2015