Agência Panafricana de Notícias

Conselho militar do Egito examina suposta corrupção de Mubarak

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O primeiro-ministro egípcio, Ahmad Shafiq, declarou sábado que o Conselho Supremo das Forças Armadas, em vez do Governo, dará todos esclarecimentos sobre a suposta fortuna desviada pelo deposto Presidente do Egipto, Hosni Mubarak.

Shafiq indicou não ter ouvido nem recebido nenhuma informação sobre esta questão, exceto a divulgada pela imprensa e segundo a qual "a fortuna de Moubarak se estima em milhares de biliões de dólares americanos".

Muito cedo sábado último, a Suíça anunciou o congelamento de milhões de dólares americanos domiciliados nos seus bancos por Mubarak e pela sua família.

Informações contraditórias, maioritariamente não confirmadas, indicam pedidos oficiais do Egito no sentido do congelamento dos haveres de vários altos responsáveis do regime de Mubarak.

Entre 100 e 500 biliões de dólares americanos teriam sido desviados por altos responsáveis do Governo neste últimos anos, de acordo com os mesmos rumores.

Após 30 anos de reinado, Hosni Moubarak demitiu-se do poder a 11 de fevereiro último sob a pressão das manifestações populares de protesto que duraram 18 dias.


-0- PANA MI/SEG/ASA/SSB/FK/DD 20fev2011