Conselho dos Negócios do BRICS nomeia nova equipa
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O ministro sul-africano do Comércio e Indústria, Rob Davies, anunciou terça-feira a nomeação de uma nova equipa à frente do Conselho dos Negócios do Grupo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O Conselho foi criado durante a V cimeira dos BRICS, organizada em Durban, em 2013. A criação deste Conselho tinha por objetivo constituir uma plataforma destinada a promover e reforçar os laços comerciais e os laços de investimento entre os meios de negócios dos cinco países-membros do grupo dos BRICS.
"É imperioso que o Conselho dos Negócios dos BRICS evolua no quadro de atividades comerciais organizadas, na África do Sul, e seja suficientemente representativo e acessível a todas as empresas", declarou Davies.
O novo Conselho é composto por cinco membros detentores de uma ampla experiência em negócios aos níveis local e internacional. Trata-se de Busi Mabeza, Ayanda Ntasluba, Bridgette Radebe, Stavros Nicolaou e Elias Monage.
A nova presidente, Mabuza, diz estar determinada a promover os interesses comerciais da África do Sul através das atividades do Conselho.
Isto implica desempenhar um papel de facilitador na aceleração das interações interempresas (B2B) entre os Estados-membros do grupo BRICS para apoiar as trocas comerciais acrescidas, investimentos e um engajamento comercial.
A África do Sul é atualmente presidente do Conselho dos Negócios do grupo BRICS, cuja presidência será transferida para Brasil durante a reunião a meio percurso do Conselho dos Negócios do grupo BRICS que deve decorrer, em abril próximo, em Joanesburgo.
-0- PANA CU/AR/AKA/IS/MAR/IZ 05março2019