Conselho de Segurança "profundamente preocupado" com Guiné-Bissau
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) exprimiu segunda-feira a sua profunda preocupação face à crise política na Guiné-Bissau, na sequência da decisão tomada na última semana pelo Presidente José Mário Vaz de dissolver o Governo, demitir o primeiro-ministro e nomear um novo chefe de Governo.
Num comunicado, o CS da ONU pede a todos os atores para respeitarem integralmente as decisões tomadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que julga “ilegais” as medidas tomadas pelo Presidente e exorta os líderes políticos a entenderem-se sobre um roteiro.
O despedimento e a substituição do primeiro-ministro, Aristide Gomes, pelo Presidente intensificaram uma luta obstinada pelo poder entre o Presidente e o partido no poder, a duas semanas das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro corrente.
Um homem foi morto e vários outros ficaram feridos durante manifestações políticas ocorridas consequentemente.
O mandato do Presidente Vaz expirou em junho último, mas, em virtude dum acordo com a CEDEAO, ele permanecerá no poder até às eleições previstas para novembro corrente, com a esperança de ser reeleito.
O CS reafirmou o seu apoio enérgico e a sua dedicação à consolidação da paz e da estabilidade, insistindo na necessidade de se realizar as eleições presidenciais como decidido, e assim permitir uma entrega pacífica do poder a um novo Presidente eleito.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 5nov2019