Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU reafirma seu apoio ao povo líbio

 

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou quinta-feira à comunidade internacional para apoiar os esforços em curso para forjar uma paz duradoura na Líbia, soube a PANA de fonte oficial.

O apelo do CS da ONU vai ao encontro de uma declaração presidencial Líbia adotada por si no mesmo dia.

Face à instabilidade e confrontos armados, com que está confrontada a nação norte-africana Rica em petróleo, entre autoridades rivais e grupos armados, o CS da ONU reafirmou o seu firme compromisso a favor de um processo inclusivo, dirigido e controlado por líbios, facik ítalo pelas Nações Unidas e apoiado pela comunidade Internacional.  

Segundo um comunicado onusino, o CS expressou igualmente o seu apoio infalível ao povo líbio a fim de que este determine quem o governe através de eleições e que este pedido legítimo seja entendido por dirigentes políticos.

O CS apelou também a comunidade internacional para apoiar plenamente o  representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas e a Missão das Nações Unidas (MANUL) nos seus esforços para ultrapassar desafios vindouros. 

Dirigindo-se paea o CS em finais de fevereiro último, o representante especial das Nações Unidas e chefe da MANUL, Abdoulaye Bathily, declarou que este  "processo político frágil está ainda longe de responder às aspirações dos Líbios."

Acrescentou que os Líbios reclamam alto por instituções políticas reforçadas.

Anunciou a criação dum novo mecanismo de apoio às eleições cruciais no futuro.

Para uma solução duradoura e pacífica para a crise líbia, o CS encorajou Abdoulaye Bathily a continuar a tirar proveito das contribuções dos países vizinhas da Líbia e das organizacões regionais, em particular da União Africana e da Liga dos Estados Árabes.

 

-0- PANA MA/BAI/IS/DD 17março2023